Robôs Investidores

O terminal MetaTrader 5

Não podemos falar de robôs investidores sem você saber o que é o terminal MetaTrader. Este é uma plataforma de negociação, presente nas maiores e melhores corretoras do Brasil. Atualmente, o MetaTrader é a plataforma de negociação mais popular entre os traders presente em mais de 2.500 corretoras ao redor do mundo, quase todas corretoras de Forex oferecem MetaTrader 4 e no Brasil encontramos disponível o MetaTrader 5, que é a última versão do software.

Os propósito da plataforma de negociação é entregar dados da corretora em sua tela e permitir que você faça operações. O MetaTrader permite você opere manualmente ou via algoritmos ( automaticamente ).

O que você vê na figura abaixo é o gráfico de preços do mercado EURUSD. Você pode negociar manualmente - comprar e vender no mercado. Você também pode ver o preço atual (mais recente) no final direito do gráfico. Como você notará que o preço está constantemente em movimento e não é fácil decidir se você deve comprar ou vender e que ponto no tempo você deve agir. Claro que você quer negociar na direção certa, pois você quer lucrar.

Mercado EURUSD


Indicadores

Para permitir uma melhor decisão, o MetaTrader possui opções para adicionar indicadores no gráfico. Os indicadores são mostrados como linhas ou barras que correram ao longo do histórico de gráfico de preços. Os indicadores são matematicamente baseados no histórico de preços e em outros parâmetros do mercado.

Você pode adicionar um indicador ao gráfico com muita facilidade. Você pode simplesmente arrastar e soltar o indicador do MetaTrader Navegador para o gráfico. (se você não vir o navegador ir para Exibir > Navegador para habilitá-lo)

MT Navegador

Para o nosso exemplo, usaremos um dos indicadores mais populares - MACD (Divergência e convergência de média móvel). Adicionando o indicador exibe o Opções janela. Como os indicadores são baseados em fórmulas matemáticas, podemos escolher a guia Entradas e escolher valores para algumas das variáveis ​​na fórmula matemática do indicador. Através disso, você pode alterar a forma como o indicador é desenhado no gráfico.

Configurando propriedades do indicador

Assim que você soltar o indicador no gráfico, verá linhas vermelhas aparecer no gráfico. Você também notará que as barras aparecem abaixo do gráfico. (Se o indicador abrir uma janela de diálogo, basta pressionar OK.)

MACD

As barras cinza aqui mostram a linha MACD e a linha vermelha é chamada de "linha de sinal". Quando o mercado muda esse indicador sofre alterações no seu cálculo de linha e as barras também mudam.

Você pode usar essas mudanças conforme elas aparecem como sinais de direção a escolher para negociação, quando abrir e quando fechar uma posição. Esses sinais definem sua estratégia de trading, os gatilhos de operação. Quando comprar, quando vender e em que direção.

Poderíamos dizer se você vê as barras MACD cinzentas ir acima da linha vermelha, este pode ser um bom sinal para entrar em uma posição comprando a mercado. No entanto, como sabemos se esta é uma boa idéia ou não? Podemos testá-lo em uma conta demo, mas demorará muito tempo.

Negociação automática

Os indicadores são ótimos para guiar-nos na negociação manual. No entanto, se quisermos automatizar o comércio e deixar o comércio do MetaTrader por conta própria, enquanto fazemos outras coisas, não podemos fazer isso simplesmente usando indicadores. Indicadores MetaTrader não contêm negociação lógica. Aqui entram os Robôs Investidores, também conhecidos como Expert Advisors.

Expert Advisors

Se você quiser negociar automaticamente, você precisa de uma estratégia de negociação. Mais especificamente na negociação automatizada a estratégia é a regra quando abrir uma posição e quando fechar uma posição e em que direção.

As estratégias de negociação são "apenas regras" em comparação com os robôs investidores. Os robôs investidores são a implementação das regras no código que MetaTrader pode entender e executar - código MQL (MetaQuotes Language). É por isso que, com o nosso software, você pode exportar sua estratégia de negociação como Expert Advisor.

MQL não é fácil de escrever. Na verdade, é mais difícil do que a programação normal, pois além de programação você precisa saber como O MetaTrader trabalha internamente.

Escrita de um algoritmo de negociação

Para programar um robô investidor, você precisa saber como o MetaTrader funciona, mas as coisas não terminam aqui. Você precisa de várias outras coisas para criar um Expert Advisor potencialmente lucrativo. Você precisa saber como funciona o mercado e como funcionam os indicadores.

Depois de terminar a programação, você quer testar seu Expert Advisor. Então, se você não está feliz com o resultados. Se precisar, volte, altere o código e teste-o novamente até ficar feliz com o desempenho da EA em dados históricos. Esta é a parte mais "tediosa" que muitas pessoas ficam presas, porque demora e exige muito tempo de pesquisa para tornar uma estratégia melhor sem que ela fique viciada aos dados do mercado.

Backtesting no MetaTrader

Backtesting é o processo de execução da sua estratégia de negociação (ou seu Expert Advisor) sobre os dados históricos do seu corretor. Então, você pode ver como teria funcionado se negociasse nesse mercado.

Para testar sua estratégia, você pode usar o testador de Estratégia do MetaTrader. Como o MetaTrader baixa dados históricos do corretor, você pode usar os dados e o Strategy Tester para testar seus Expert Advisors.

No entanto, há uma maneira melhor.

Criando automaticamente Robôs Investidores

Existem ferramentas que permitem gerar Expert Advisors sem codificação. Aqui é onde realmente podemos ajudá-lo muito. Em vez de passar inúmeras horas em codificar, testar, alterar e otimizar seus Expert Advisors, podemos oferecer-lhe uma ferramenta que faça isso para você.

O Expert Advisor Studio foi projetado para ajudá-lo a analisar, gerar e testar estratégias. Ele também permite que você exporta facilmente essas estratégias como Expert Advisors prontos para que você possa utilizar em operação no MetaTrader.

Export Expert Advisor
Visão geral da estratégia

No Expert Advisor Studio, você também pode especificar a lógica da estratégia.

Propriedades da Estratégia

Na imagem acima, você pode ver o Editor de Estratégias do Expert Advisor Studio. Na coluna do meio há algumas caixas coloridas. A caixa no topo é Propriedades da Estratégia. Se você clicar nele, você pode definir os lotes de entrada para a estratégia, bem como as proteções, como Stop Loss e Take Profit (veja abaixo).

 Propriedades da Estratégia Abrir

As caixas abaixo da caixa Propriedades da Estratégia são as Regras de Entrada. Cada regra de entrada é baseada em um comportamento indicador. Por exemplo, no caso em que o Índice de Força mude sua direção para baixo, entraremos em uma posição de compra.

 Force Index

Se você clicar em uma caixa de Regra de Entrada, você pode ver mais dados e especificar diferentes condições lógicas para quando agir.

Force Index Open

Para a estratégia entrar em uma posição, todas as Regras de Entrada devem ser atendidas no mesmo momento.

Abaixo das Regras de Entrada são Regras de Saída. Semelhante a Regras de Entrada se você clicar em uma Regra de Saída, você pode especificar a lógica para quando agir em cada indicador.

Regras de Saída se comportam de forma diferente de Regras de Entrada. Assim que apenas uma das Regras de Saída for atendida, a estratégia irá sair da posição.

Para remover uma regra use o botão X na sua caixa.

Para adicionar uma regra use Adicionar novo ...

Adicionando regras